A IoT (Internet of Things) refere-se à rede de objetos físicos equipados com sensores, software e outras tecnologias para recolher e trocar dados com outros dispositivos e sistemas através da internet. Desde smartwatches, carros ou frigoríficos, a IoT está em todo o lado, tornando objetos do dia-a-dia em dispositivos inteligentes capazes de comunicar entre si e connosco.
Alguns exemplos de como a IoT se aplica no nosso quotidiano:
1️⃣ Em Casa: As casas tornam-se mais inteligentes com sistemas que controlam a iluminação, temperatura, segurança e entretenimento com um simples comando de voz ou toque no smartphone.
2️⃣ Na agricultura: Sensores monitorizam as condições do solo e do clima, otimizando o uso de água e fertilizantes. Os agricultores recebem informações valiosas em tempo real, aumentando a produtividade e sustentabilidade.
3️⃣ Na mobilidade urbana: Os carros conectados conseguem otimizar rotas em tempo real, monitorizar a saúde do veículo e até conectar com infraestruturas urbanas para melhorar o fluxo de trânsito.
4️⃣ Nas cidades: A IoT está por trás das cidades inteligentes, onde tudo, desde semáforos a sistemas de gestão de resíduos, é otimizado para melhorar a qualidade de vida, poupar energia e reduzir custos.
5️⃣ Na experiência de compra do consumidor: As lojas usam a IoT para oferecer experiências personalizadas, com recomendações baseadas em compras anteriores, e até provadores virtuais.
6️⃣ Na Saúde: Atualmente, diversas aplicações de IoT melhoram diariamente a área da saúde, com aplicações que monitorizam e rastreiam doentes, e dispositivos que melhoram substancialmente o dia-a-dia de doentes.
A IoT está a redefinir o que é possível em quase todos os aspetos das nossas vidas, tornando o mundo mais conectado e as nossas vidas mais fáceis. E isto é apenas o começo!