5 TRENDS TECNOLÓGICAS EM 2024

O ano de 2023 trouxe inovações e incríveis avanços tecnológicos que transformaram a sociedade e a economia global. No entanto, a evolução digital não só avança, como continua a redefinir constantemente a forma como vivemos, como trabalhamos e como nos conectamos, a uma escala global. Reunimos 5 tendências tecnológicas emergentes para o ano de 2024.

1. Melhorias na AI Generativa
A emergência da Inteligência Artificial Generativa dominou as conversas no sector tecnológico em 2023, alimentando grandes expectativas para 2024. Enquanto no ano passado não se registaram aumentos significativos na participação de gastos com anúncios de pesquisa ou pesquisa de produtos, como no caso da Google, Microsoft ou Amazon, é expectável que essa seja uma das tendências para este ano. A Inteligência Artificial continuará a influenciar a pesquisa conversacional, visual e por voz, alterando a entrega e desempenho de anúncios. Esta evolução poderá aumentar a fragmentação da publicidade, com o objetivo de encontrar diferentes dispositivos e plataformas, levando à criação de novos modelos de publicidade.
2. Cibersegurança
Em 2023, as ameaças e violações de segurança cibernética alcançaram várias indústrias. De acordo com a Accenture, o custo de um incidente de cibercrime teve uma média de 13 milhões de dólares em 2021. Até 2024, é previsto um aumento de 15% nesse custo, o que faz com que a cibersegurança deixe de ser uma prioridade máxima para se tornar numa necessidade absoluta. Os especialistas defendem que os líderes de IT devem adotar uma abordagem pragmática e sistémica para ajustar continuamente as prioridades de otimização da cibersegurança. Relativamente às empresas, devem adotar uma política de Confiança Zero, verificando cada solicitação como se viesse de uma rede não controlada.
3. Exploração Espacial
O ano de 2023 proporcionou um novo impulso à exploração espacial. Este ano, estão previstas novas evoluções na Exploração Espacial, com o objetivo de impulsionar descobertas científicas e auxiliar na resolução dos desafios mais críticos do nosso planeta. Com a evolução e apoio de novas tecnologias como 5G, sistemas avançados de satélites, big data ou computação quântica, é expectável que exista uma aceleração na inovação de projetos tecnológicos espaciais. Uma das novidades mais empolgantes será o lançamento da missão Artemis 2 em novembro de 2024, da NASA, para um voo de dez dias à órbita lunar. Esta será a última missão de testes antes do lançamento da Artemis 3, prevista para levar astronautas à superfície lunar em 2025, o que não acontece desde a missão Apollo 17, em 1972.
4. APP STORES exclusivas a Inteligência Artificial
De acordo com a previsão da Insider Intelligence, em 2024 existirão mais de 100 milhões de utilizadores de IA generativa nos EUA, o que indica que o mercado estará maduro para a proliferação das stores para aplicações de IA. Em novembro de 2023, a OpenAI anunciou uma loja GPT que permitirá aos developers criar chatbots especializados, e a Meta e ByteDance deverão seguir o mesmo caminho com as suas próprias versões. Esses chatbots orientados para tarefas – que podem ajudar os consumidores a encontrar receitas ou ofertas de voos, por exemplo – estão programados para se tornarem alvos principais para parcerias de marcas.
5. Green Tech
Estamos a viver uma crise ambiental, e os especialistas defendem que a tecnologia é uma das chaves para ajudar a criar um equilíbrio ecológico e social – um futuro mais sustentável poderá ser criado sem sacrificar a eficiência e o crescimento empresarial graças a tecnologias como IA, blockchain, robótica, e muitas outras.  As novas exigências legais e escrutínio crescente dos consumidores devem tornar a publicidade com eficiência de carbono uma prioridade para muitos em 2024. Os governos e organizações comprometem-se com acordos de zero emissões e tecnológicas sustentáveis para prevenir, mitigar e adaptarem-se aos riscos ambientais. No entanto, prevê-se que ainda seja uma evolução lenta.